O FESTIVAL

O Festival da Juventude pela Paz é um encontro de jovens do mundo inteiro, para vivenciar momentos de fraternidade e espiritualidade, onde a oração, a arte, a música e o serviço estão unidos a uma proposta pela paz.

Faz parte da Campanha da Juventude pela Paz movimento ecumênico que aspira elevar a consciência de cada jovem e despertar nos corações princípios do bem comum por meio da busca espiritual e de ações fraternas.

HISTÓRIA DO FESTIVAL DA JUVENTUDE PELA PAZ

O Festival da Juventude pela Paz surgiu em meados do ano de 2016, na cidade de Florianópolis – Brasil, como resposta a um pedido realizado pela Mãe Divina em mensagens transmitidas a monges videntes da Ordem Graça Misericórdia. Inspirado pela Sagrada Energia Feminina, Festival já caminha para a sua décima primeira edição, após ter passado por oito cidades de três países: Brasil, Argentina e Uruguai.

Cada Festival da Juventude pela Paz ancora um atributo que, trabalhado através de músicas, pinturas e manifestações artísticas diversas, são plasmados como sementes na consciência jovem.

Confira nas linhas abaixo mais informações sobre os encontros já realizados:

1º Festival: 31 de julho de 2016 – Florianópolis, Brasil

Colorido pelos corações sinceros dos primeiros jovens que aderiram à Campanha da Juventude pela Paz, o primeiro festival despontou no sul do Brasil como um grande desafio. O tema da primeira edição foi escolhido pelos próprios jovens: “União com a Essência da Natureza”, que se fez presente nas pinturas e músicas, e na comida vegana ofertada gratuitamente.

2º Festival: 29 de janeiro de 2017 – Florianópolis, Brasil

Atributo: Encontrar em si mesmo um Deus Criador

O segundo Festival trabalhou o atributo “Encontrar em si mesmo um Deus Criador”, nota que ressoou no interior dos jovens que acompanharam o II Festival da Juventude pela Paz. Despertando jovens como flores que se abrem na primavera, o II Festival manifestou espiritualmente a busca pela essência do amor.

3º Festival: 30 de julho de 2017 – Florianópolis, Brasil

Atributo: Amor na consciência

o III Festival manifestou o atributo do “Amor na Consciência”. Amor que, mais do que pronunciado, é aquele vivido no silêncio e no exemplo de cada coração. Amor que, ao encontrar espaço para ser vivido e praticado, ganha força e é capaz de envolver o mundo em sutis nuvens de transformação.

4º Festival: 29 de outubro de 2017 – Rio de Janeiro, Brasil

Atributo: Fazer novas todas as coisas

Quando o Festival da Juventude pela Paz se tornou peregrino, o atributo que foi expresso em sua primeira parada, no Rio de Janeiro, foi “Fazer Novas Todas as Coisas”. Assim, a proposta do encontro tomou vida nova para abraçar ainda mais jovens.

5º Festival: 28 de janeiro de 2018 – Recife, Brasil

Atributo: Unir o que está separado

Atravessando o Brasil, a caravana do Festival chegou ao Nordeste brasileiro, aportando em Recife. Unindo Sul, Sudeste e Norte-Nordeste, o 5º Festival ancorou o atributo “Unir o que está separado”. Entoada em várias línguas, esta frase se transformou num cântico ofertado aos refugiados de todo o planeta.

6º Festival: 29 de abril de 2018 – Belo Horizonte, Brasil

Atributo: Cura interior por meio da elevação da consciência

Em Belo Horizonte, o 6º Festival da Juventude pela Paz versou sobre a “Cura interior por meio da elevação da consciência”. Cura que emerge dos níveis internos de cada ser e restaura a consciência de todas as experiências negativas, por meio do amor.

7º Festival: 29 de julho de 2018 – Buenos Aires, Argentina

Atributo: Hospitalidade – Ser hospitaleiro com todos

A sétima edição do Festival da Juventude pela Paz, em terras Argentinas, trabalhou o atributo da Hospitalidade “Ser Hospitaleiro com Todos”, através da união de jovens de diferentes nacionalidades em um mesmo clamor pela paz.

8º Festival: 21 de Outubro de 2018 – São Paulo, Brasil

Atributo: Irradiar Amor – em tudo, que o amor atue primeiro

O atributo da oitava edição do Festival da Juventude pela Paz, na cidade de São Paulo, trouxe para a consciência jovem um grande desafio. Trabalhando o tema “Irradiar Amor: Em tudo, que o Amor atue primeiro”, o festival buscou sintetizar um antigo ensinamento crístico, velado nas entrelinhas “amar ao próximo como a ti mesmo”.

9º Festival: 28 de julho de 2019 – Salvador, Brasil

Atributo: “Fraternidade: Em tudo, buscar Unidade e Equilíbrio”

A nona edição do Festival da Juventude pela Paz trabalhou profundamente o atributo da Fraternidade, unindo sob o princípio do Ecumenismo músicos e jovens de diversas religiões e estilos musicais, do samba reggae aos mantras devocionais. Como uma mão Materna que desce ao encontro dos seus filhos, o Festival em Salvador deixou impressões profundas naqueles que o viveram pela primeira vez.

10º Festival: 20 de outubro de 2019 – Montevidéu, Uruguai

Atributo: “Perdão: Reconciliar-se com o centro do nosso ser e reconciliar-nos com os demais”

O primeiro festival em terras uruguaias trabalhou o atributo do Perdão, presente de forma sutil em cada ação, desde a sua construção até o grande dia. O encontro contou com três versões cantadas do atributo, escritas por jovens uruguaios. Nessa edição o espaço para as crianças foi especialmente enriquecido com jogos e brincadeiras, despertando a criança interior de jovens, adultos e idosos. O Perdão surge, então, como uma porta para o encontro com o nosso verdadeiro Ser: o Divino em nós, que caminha livre de qualquer mácula.